Comunicado de imprensa: A arte na ribalta

Berlim, novembro de 2021A experiência visual das exposições depende da interação entre a cor e a luz. Este facto pode ser observado nas exposições dos Opelvillen em Rüsselsheim. Há vários anos que o recinto de exposições confia na tinta para paredes e tectos “Lumen” do fabricante SICC Coatings de Berlim.

“Numa exposição, é importante colocar as peças expostas sob a luz certa”, diz a Dra. Beate Kemfert, curadora e directora da Fundação de Arte e Cultura Opelvillen Rüsselsheim. Há mais de duas décadas que este espaço cultural organiza exposições sobre os mais variados temas. “A utilização da luz tem uma grande influência na receção das exposições”, explica a historiadora de arte com doutoramento. Para ter em conta este facto, são utilizadas cores muito especiais para o design das paredes dos showrooms. A cor para paredes e tectos “Lumen”, aqui utilizada, garante um maior rendimento luminoso nas divisões devido ao seu valor de reflexão difusa significativamente mais elevado (valor Rd).

As Opel Villas em Rüsselsheim: Originalmente, os edifícios pertenciam a Fritz Opel - filho do fundador da fábrica Opel, Adam Opel. Em 1955, passaram a ser propriedade da cidade. Foto: Frank Möllenberg

Os Opelvillen em Rüsselsheim: Originalmente, os edifícios pertenciam a Fritz Opel – filho do fundador da Opelwerke, Adam Opel. Em 1955, passaram a ser propriedade da cidade. Foto: Frank Möllenberg

Definir o cenário para os objectos de arte

Quando se trata de um objeto de arte, o ambiente em que é apresentado deve ser incluído. “Trabalhamos com luz artificial. A conceção das paredes e dos tectos não é uma questão secundária. Por acaso, deparou-se com o produto de alta qualidade da empresa berlinense. “Desde um teste inicial, utilizámos apenas lúmenes”, acrescenta o Dr. Kemfert.

A exposição “Linha e Escultura em Diálogo” recorreu sobretudo a cores muito escuras. O preto, o castanho e o vermelho bordeaux definem o cenário. Minimamente iluminados, os objectos criaram uma estética que os tornou o centro das atenções. “Ao conceber a exposição, tínhamos enormes possibilidades de jogar com a luz graças ao “Lumen””, explica o Dr. Kemfert.

Uma grande variedade de variantes no design de cores

O “Lumen” oferece a vantagem de, por um lado, as diferenças de contraste serem mais claramente realçadas e, por outro lado, o equilíbrio da distribuição da luz ser apoiado. O aumento significativo da reflexão da luz difusa também garante uma melhor iluminação da divisão com uma menor utilização de fontes de luz. Os responsáveis pelo efeito são milhões de pequenas esferas ocas de cerâmica, cada uma das quais representa uma superfície espelhada convexa e dispersa a luz de forma muito difusa. Este efeito é particularmente evidente em tons escuros.

“Na passagem de um espaço de exposição para o outro, mantemos as paredes num branco-cinzento neutro. Isto distingue-se do design da sala em que se encontra um objeto. O objetivo é tornar a experiência visual o mais intensa possível. Se a refletividade da luz de uma cor de parede e de teto for superior à dos produtos convencionais, temos mais opções de design.”

A Dra. Beate Kemfert é curadora da Fundação de Arte e Cultura de Opelvillen desde 2004. Desde 2005, é membro da direção. Foto: Frank Möllenberg

A Dra. Beate Kemfert é curadora da Fundação de Arte e Cultura de Opelvillen desde 2004. É membro do Conselho de Administração desde 2005. Foto: Frank Möllenberg

Vantagens mensuráveis

Para testar o efeito da luz nas divisões, existem vários programas de cálculo da iluminação, como o Dialux. Estas aplicações ajudam os projectistas de iluminação a planear a iluminação de uma sala e a definir determinados valores padrão, como a reflectância, ou seja, a quantidade de luz difundida em determinadas condições. Para a cor preta, o “Lumen” oferece um aumento de 420% na reflectância difusa em comparação com o valor padrão.

Descarregar ficheiros